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WEB MARKETING: SUA EMPRESA É VISTA NA INTERNET?

Paulo Kendzerski, Diretor de Marketing da WBI Brasil, agência de marketing on line, que presta serviços de consultoria e desenvolve soluções integradas de comunicação, relacionamento digital e aplicações WEB para o segmento corporativo.

 

Portal – O que é Web Marketing?
Paulo Kendzerski – WEB Marketing é um conjunto de ações realizadas na internet que visam ampliar os negócios das empresas, desenvolver campanhas de relacionamento digital com seu público-alvo e fortalecer sua marca no mercado. O resultado prático dessas ações será um site com excelente audiência de um público segmentado e qualificado, interessado nas informações que a sua empresa oferece.


Portal  Como o Web Marketing pode se tornar uma ferramenta de relacionamento e retenção de clientes?
Paulo Kendzerski – O WEB Marketing permite que as empresas desenvolvam ações de relacionamento com seus clientes de forma ativa, pois a utilização de ferramentas de comunicação digital como e-mail marketing e SMS Marketing aproximam a empresa dos seus clientes, aumentando a freqüência de comunicação com este público.


Portal  Ações de Web Marketing são viáveis para micro e pequenas empresas?
Paulo Kendzerski – Sim. Considero que os maiores beneficiados com a internet são exatamente as micro e pequenas empresas, pois elas conseguem ampliar sua participação no mercado utilizando o WEB Marketing. O investimento para uma micro empresa crescer é muito menor se for utilizada a internet para sua divulgação.


Portal  O que é um Database Marketing?
Paulo Kendzerski – Database Marketing é, antes de mais nada, um sistema onde são armazenados TODOS os dados da Cadeia de Valor das empresas. Como Cadeia de Valor entenda-se clientes, prospects, fornecedores, imprensa, enfim todos os segmentos que podem ser trabalhados pelas empresas para seu crescimento.


Portal  Quer dizer, então, que uma empresa ter um site na Internet não é suficiente para atrair novos prospects e manter relacionamento com os seus atuais clientes?
Paulo Kendzerski – Sim. Um site é “apenas” um ponto de referência para os clientes. É o local onde eles podem obter mais informações sobre produtos/serviços, podem se comunicar com a empresa e a própria empresa pode dispor neste site todas as informações que ela desejar tornar pública. Considero a comunicação digital como a principal responsável pelo relacionamento com os clientes de uma empresa, pois é esta comunicação ativa que irá trabalhar diretamente com o cliente. Não só promoções, mas também a criação de uma newsletter, onde a empresa irá enviar informações úteis para seu público.


Portal  Qual a importância das ferramentas de busca, como o Google, por exemplo, para a geração de novos negócios?
Paulo Kendzerski – Não conheço nenhum site de sucesso que não esteja otimizado para as ferramentas de busca. Se pensarmos nos sites com maior lembrança na mente das pessoas, todos estes sites possuem em comum um trabalho consistente de posicionamento em mecanismos de busca. Novamente, volto a reforçar que a pequena/média empresa pode se beneficiar e muito se tiver um site otimizado, pois ele passa a ser pesquisados pelos potenciais clientes. Muitos destes potenciais clientes jamais iriam encontrar estas empresas se não fosse pelos mecanismos de busca. Portanto, um trabalho de otimização irá fazer com que o site desta empresa tenha uma audiência maior e extremamente qualificada, pois as pessoas que pesquisam na web qualquer produto, serviço ou informação tem interesse direto no que esta empresa pode oferecer.


Portal  Quais seriam os passos iniciais para as empresas desenvolverem estratégias de Web Marketing eficientes?
Paulo Kendzerski – Eu dividiria um projeto de WEB Marketing em quatro pilares:
– O primeiro seria a criação de um Database Marketing para concentrar todas as informações do seu público-alvo. Sejam eles clientes, prospects, fornecedores, imprensa, etc. Existem soluções de Database Marketing muito simples e eficientes. O investimento é muito baixo pelo potencial de retorno que este tipo de solução pode oferecer para a empresa.
– O segundo seria a otimização do site. É fundamental que a empresa tenha um site otimizado, pois assim irá atrair novos potenciais clientes. Uma das formas de se medir a qualidade e potencial de um site é exatamente o número de novos visitantes.
– Em terceiro, é importante que a empresa tenha um planejamento de WEB Marketing que permita a criação de Estratégias Digitais visando ampliar os negócios da empresa e desenvolver ações de Relacionamento e Comunicação.
– E por último, que a empresa tenha uma postura ativa na sua comunicação, desenvolvendo campanhas de e-mail marketing para informar novidades, lançamentos, promoções, notícias do seu mercado de atuação e que sejam interessantes para os seus clientes. Desta forma esta empresa irá trabalhar sua “marca” na mente dos consumidores, ampliando as possibilidades de gerar negócios.


Portal  O que caracteriza um campanha eficiente de e-mail marketing?
Paulo Kendzerski – Que este e-mail marketing seja recebido e lido pelo maior número possível de contatos. E que estas pessoas tomem uma atitude positiva ao receber esta comunicação. Seja clicando no link de seu interesse e visitando o site, seja indicando este conteúdo para outras pessoas.


Portal  Como você classifica, hoje, o interesse das pequenas e médias empresas em ações de Web Marketing?
Paulo Kendzerski – Considero ainda muito tímidas as ações de WEB Marketing dessas empresas. A grande maioria realiza ações isoladas sem nenhum planejamento. Por conseqüência, muitas destas ações não geram o resultado esperado, pois a expectativa no retorno é muito grande. Mas não existe milagre. Para que as empresas possam ter bons resultados nas suas estratégias de WEB Marketing é necessário um bom planejamento. Só assim estas empresas irão obter bons resultados e comemorar o crescimento nos seus negócios.

 

Portal  Você é autor do livro “Web Marketing e Comunicação Digital”. Nos fale um pouco sobre seu livro e como ele pode ser útil para a compreensão das técnicas virtuais de marketing. É possível ao leigo (empresários e estudantes) entender termos como MOB, SMS, Spiders, Links Patrocinados, etc?
Paulo Kendzerski – A intenção do livro é exatamente oferecer informações úteis para os leigos em internet. A grande maioria das pessoas que irão ler o livro não possui conhecimentos avançados no uso do WEB Marketing e nossa intenção é que estas pessoas, ao ler o livro, tenham noção de como podem utilizar a internet para ampliar seus negócios. No livro são abordados todos os pontos principais de um planejamento de WEB Marketing. Com esse “roteiro” as empresas terão totais condições de fazer seu planejamento de forma eficiente.


Portal  Podemos afirmar que ações visando implantar programas de Web Marketing e Comunicação Digital já são uma realidade nas empresas brasileiras?
Paulo Kendzerski – Com certeza. Muitas empresas brasileiras já desenvolvem um excelente planejamento de WEB Marketing, e a Comunicação Digital no Brasil considero uma das melhores do mundo. Somos extremamente criativos e buscamos sempre desenvolver comunicação com as pessoas. Essas características fazem com que nossas campanhas de e-mail marketing sejam as melhores do mundo, com altos índices de resultados efetivos para as empresas. Dificilmente encontramos uma empresa que tenha feito um bom planejamento da sua comunicação digital que tenha obtido resultados insatisfatórios. Acredito que empresas que investirem na qualificação dos profissionais de gestão e marketing em WEB Marketing terão excelentes resultados, pois a médio/longo prazo essas empresas estarão com excelentes sites e a comunicação digital será a forma mais eficiente de gerar negócios.


Paulo KendzerskiDiretor de Marketing da WBI Brasil
A WBI BRASIL é uma agência de marketing on line, que presta serviços de consultoria e desenvolve soluções integradas de comunicação, relacionamento digital e aplicações WEB para o segmento corporativo.
E-mail: paulo@wbibrasil.com.br
Site: www.wbibrasil.com.br